As formas farmacêuticas são as formas físicas que os ativos se apresentarão, depois de terem suas fórmulas pensadas! Atualmente, existem diversas formas farmacêuticas diferentes, inclusive as nossas queridinhas gominhas de amor próprio! 

Vamos falar um pouco mais das diferentes formas farmacêuticas, e também da nossa favorita (as gominhas de Beauty Up!)?

A farmacotécnica é a área de responsabilidade farmacêutica, que abrange a manipulação dos princípios ativos e outras substâncias necessárias para a formulação medicamentosa. Logo, a forma farmacêutica é a forma final que se apresenta o medicamento. 

Existem 3 grandes grupos: os Líquidos, os Semissólidos e os Sólidos. 

Líquidos 

São preparações fáceis de serem administradas, absorvidas e de acertar a dose correta. Porém são mais fáceis de serem contaminadas e alteradas, devido a fatores externos. Elas podem ser: 

  • Soluções (os xaropes e elixires, que podem ser preparações com adoçantes, sabores e o princípio ativo). 
  • Suspensões (são preparações líquidas que contém o ativo em partículas divididas e distribuídas uniformemente). 
  • Emulsão (dispersão de duas fases de misturas não miscíveis, que podem ser de óleo/água, água/óleo, múltiplas ou microemulsões, que são bem permeáveis pela pele). 

Sólidas

São bem vantajosas pela fácil liberação e administração do fármaco, com melhor tempo e forma de conservação. Porém, não pode ser cortado/partido, ou não tem como ser em tamanhos menores do que os já industrializados. 

Exemplos que podem ser utilizados na forma sólida, são:

  • Drágeas: o princípio ativo está em um invólucro com várias substâncias, como resinas, gelatinas, gomas, açúcares… São os comprimidos revestidos. 
  • Comprimidos: são os ativos secos comprimidos.
  • Grânulos: são grãos ou grânulos irregulares. 
  • Supositórios: formato cônico ou ogival, para aplicação no reto ou vagina. 
  • Pós: uma mistura de fármacos finamente divididos. 

Semissólidos

Melhores na absorção devido à superfície de contato, com a ausência da umidade e facilidade de transportar e guardar. Confira os exemplos: 

  • Pomadas: consistência pegajosa e macia.
  • Cremes: ou emulsões de alta viscosidade, podem ser emulsivos. 
  • Pastas: compostas por pós, são mais firmes e espessas. 

As gomas são uma forma farmacêutica nova, que são sólidas, que podem ser mastigadas e deglutidas, e podem ter em sua formulação um ou mais ativos, aumentando e facilitando a adesão dos pacientes aos tratamentos! 

Aqui na Perfecta, fizemos as gominhas Beauty Up, que contém em sua fórmula Verisol e Silício, e são perfeitas para o autocuidado com a pele, cabelo e unhas! 

Firmam a pele, evitam o aparecimento das rugas e linhas de expressão, além de prevenir o envelhecimento precoce. Cresce as unhas, melhora a celulite e muuuuito mais!

Se você quer fazer parte do Time Perfecta, entre em nosso site e garanta já a sua Beauty Up! E em caso de dúvidas, entre em contato conosco, temos um time farmacêutico em prontidão para responder suas dúvidas! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *